Brasil & Mundo

Estudantes enfrentam 2º dia de provas do Enem neste domingo

Candidatos fazem provas do Enem neste domingo. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Neste domingo (10), são esperados mais de 5 milhões de participantes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos farão provas em 1.700 municípios. São 14 mil locais de aplicação.

Os participantes se preparam para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Diferentemente do primeiro dia, o tempo para resolver as questões no segundo domingo é menor, de cinco horas.

Para o segundo dia de exame, as regras são as mesmas do primeiro. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada. Documentos fora da validade também são aceitos para identificação.

A Declaração de Comparecimento para o segundo dia de provas, 10 de novembro, está disponível na Página do Participante, mediante informação de CPF e senha. O Inep não emite comprovante de presença após a realização das provas. Vale ressaltar também que o Enem obedece o horário oficial de Brasília. Nos estados e cidades do país que têm fuso horário diferente, os inscritos devem checar o horário local do exame.

Será eliminado o participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e no envelope porta-objetos lacrado. Durante a prova, o participante deverá manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos na sala de provas até a saída definitiva. Os lanches não precisam estar em embalagens transparentes, mas serão vistoriados no dia da prova.

Os portões dos locais de aplicação fecham às 13h e o participante poderá sair com o Caderno de Questões a partir das 18h. Os gabaritos e os Cadernos de Questões serão publicados em 13 de novembro. Quem faltou no primeiro dia ainda pode fazer as provas amanhã, mas apenas como autoavaliação.

Vazamentos

Para ajudar nas investigações sobre o vazamento na internet da prova de redação do Enem, que tinha como tema a democratização do acesso ao cinema no Brasil, a Polícia Federal foi às ruas neste sábado (9).

Durante a operação Thoth, os policiais apreenderam dois celulares de aplicadoras do exame em Fortaleza, no Ceará, suspeitas da divulgação. Os dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Décima Segunda Vara Federal de Fortaleza.

A polícia identificou as duas aplicadoras depois de levantamento realizado em cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As suspeitas poderão responder pelo crime de fraude em certames de interesse público. Caso sejam condenadas, poderão cumprir pena de mais de cinco anos de prisão mais pagamento de multa. A Polícia Federal também investiga casos de irregularidades no Rio de Janeiro e na Bahia.

Devido ao vazamento da prova de redação nas redes sociais, neste domingo os mais de 147 mil aplicadores do exame não poderão entrar com os celulares nos locais de provas. Apenas poderão utilizar os telefones os certificadores que não têm acesso às salas.

< Obra de pavimentação em principal rua da Mumbuca é entregue em Maricá Trânsito alterado para obras em ponte de Maricá <